× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Orientação vocacional
A orientação vocacional é uma bateria de técnicas utilizada para identificar as competências de uma pessoa e a correlação delas com as funções existentes no mercado de trabalho, ou seja, verificar quais são as aptidões e interesses de uma pessoa e em que profissão isso se adequa melhor.

Para quem se destina a orientação:

A orientação é aplicada aos jovens que cursam o ensino médio e que, geralmente, já se preparam para o vestibular. Mas também é indicado para quem já tem uma profissão, mas se vê insatisfeito com a vida profissional. Nesse contexto, a orientação auxilia na escolha de uma profissão ou na recolocação no mercado de trabalho.

A orientação profissional pode beneficiar pessoas que vivenciam:

• Dúvidas em relação a qual curso técnico ou superior deve escolher;
• Confusões referentes às ocupações que estão relacionadas com cada profissão;
• Imprecisão em reconhecer suas competências, habilidades e valores pessoais;
• Incertezas quanto ao curso escolhido;
• Receios de incluir a profissão em um projeto de vida pessoal;
• Dificuldades em identificar em qual área se dedicar dentro de uma profissão.

Como é o processo de orientação vocacional:
Primeiramente o psicólogo irá fazer uma entrevista, ou seja, irá questionar o avaliando sobre vários aspectos da sua vida, fará perguntas para compreender um pouco da sua história de vida, da dinâmica familiar, as profissões existentes dentro do teu núcleo familiar, explorando tudo que possa ser pertinente para ajudar na escolha da profissão.

Depois o psicólogo aplicará alguns testes e técnicas, com diferentes finalidades que irão desenhar o perfil da pessoa. A partir da análise desses testes e técnicas aspectos da personalidade, do comportamento, das emoções, dos interesses do indivíduo ficarão claros para o psicólogo, que irá analisar esses dados e apresentá-los para o avaliando. Com base nesses resultados e da utilização de manuais específicos, as possibilidades de profissões ficarão mais claras.

É importante salientar que o processo da orientação vocacional pode contribuir para que você obtenha conhecimento suficiente sobre os cursos e as características de algumas carreiras, mas além disso, a orientação vocacional é uma forte ferramenta para o autoconhecimento, e sendo assim acaba sendo uma grande oportunidade para que o indivíduo conheça melhor as suas habilidades pessoais.

Talice Fernanda Ghion
PSICÓLOGA
CRP 07/25049