× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo classificados agenda quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Otimismo
A cada instante da nossa vida podemos escolher entre duas opções que estarão sempre presentes no curso da nossa jornada e aquela que você mais vezes optar ao longo dos seus dias, meses e anos vão de certa forma adornar a sua maneira de ser na vida e toda a sua ação no mundo deixara sinais característicos de uma pessoa que escolheu encarar a vida com OTIMISMO!

Sempre irão existir duas maneiras de encarar a vida, a história contada a seguir ilustra bem. O pai olha para a filha recém-nascida e a primeira do casal, ele chama pelo nome, tenta estimular com brinquedos sem nenhuma reação do bebê, seu coração dispara, procura imediatamente sua esposa, relata sua angústia em relação ao medo de que o bebê possa não ouvir, a esposa ouve com atenção e calmamente reage dizendo que tem certeza que está tudo bem. O marido não convencido inicia a construção de pensamentos acreditando que sua filha possa ter nascido surda e todas as dificuldades que terá que enfrentar em sua vida, ele se desespera, volta-se para a esposa que serenamente procura acalmá-lo, dizendo que vai ligar para o pediatra, o faz e a resposta é a de que tais reflexos demandam tempo de adaptação e maturação para se manifestarem, assim, por se tratar de um recém-nascido está dentro da normalidade. É uma sexta-feira, o esposo não se convence e pede para agendar uma consulta para segunda, passa o final de semana todo angustiado envolto a um oceano de emoções e pensamentos negativos, a esposa por sua vez passa o final de semana se revezando entre curtir a recém-nascida, oferecendo todos os cuidados necessários e tentando tranquilizar o marido. Chega à segunda-feira, a consulta é feita, exames são realizados e o resultado é normal. Assim mesmo aquela angustia e pessimismo o acompanha por dias seguintes quando o som do escapamento de um caminhão faz com que o bebê reaja ao estimulo, lhe convencendo da normalidade já diagnosticada, isso após três semanas de angustia e sofrimento. Percebam, esse pai e essa mãe veem o mundo de maneira distinta.

Essa história auxilia a compreensão deste tema, pois com certeza nos faz lembrar de situações semelhantes em nossa vida e de pessoas que conhecemos. Ressalto que o otimismo que estamos tratando aqui não se trata de uma característica pejorativa de um sujeito assoviando e sorrindo para tudo, mas a forma como reagimos aos mesmos trancos que a vida nos impõe.

Para a Psicologia positiva esse tema é extremamente relevante, estando presente em mais de 25 anos de pesquisa científica do Dr. Seligman, onde foi possível identificar, por exemplo, a relação entre pessoas de conduta pessimista e a depressão e também que o hábito de maus pensamentos não são eternos, existe sim uma capacidade humana de modificar esse padrão do pessimismo para o otimismo, uma vez que nossos pensamentos não são meras reações aos acontecimentos, eles modificam o que sucede e isso modificará toda a dinâmica da sua vida.

A partir dessa reflexão, uma possibilidade gerada pelo conhecimento que pode auxiliar na escolha da forma como você pode enfrentar as situações do seu dia-a-dia é, procure identificar que aprendizado pode ser extraído diante das situações que a vida lhe impõe, com essa nova postura será possível dar o primeiro passo para uma existência mais otimista!

Como diz o professor Cortella, ”ser otimista dá um trabalho danado, mas torna a vida muito mais gratificante!”

Carpe Diem!

Colha o seu dia e a sua semana!

Francisco Gambiragi
PSICÓLOGO