× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo classificados agenda quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Felicidade!
Inúmeras pesquisas e enquetes já foram realizadas, pautadas na seguinte pergunta: o que você mais deseja na vida? Em sua maioria, as respostas não descreviam aquisição de bens materiais ou conquistas pessoais, revelava algo mais precioso, a maioria respondia: “aquilo que eu mais desejo na vida é ser feliz”!

A felicidade é um substantivo recorrente e sempre presente em nossas conversas do dia-a-dia, muitas vezes descrita pela forma como reagimos a uma determina situação, evento, resultado, datas especiais, entre outras tantas que poderíamos descrever; algumas até inusitadas em função de que a “tal felicidade” é experimentada de forma única e particular por cada um de nós. Um presente valioso ou cheio de significado, um resultado esperado, um reencontro com amigos, um almoço em família, um aniversário, o nascimento dos nossos filhos, aprovação no vestibular... passaríamos horas descrevendo eventos que nos trazem felicidade.

Mas a final de contas o que é a FELICIDADE e porque a desejamos tanto?

A inquietação em torno do tema FELICIDADE instigou e tirou da zona de conforto os maiores pesquisadores do mundo e das mais renomadas universidades, entre as quais, Harvard. No entanto foi no departamento de psicologia da Pensilvânia, berço da Psicologia Positiva que o Ph. D. Martyn Seligman, deu início a um dos mais importantes estudos científicos sobre a FELICIDADE, dando origem a Psicologia Positiva e ilustrada através do livro Felicidade Autêntica!

Essas pesquisas, além do objeto de estudo a FELICIDADE, buscou compreender quais os elementos presentes em pessoas, grupos, nacionalidades, que depois de revelados e tabulados pudessem contribuir para a compreensão, sua multiplicação e divulgação como o objetivo de apontar caminhos para uma melhor qualidade de vida e bem estar de uma população mundial com expectativa de vida crescente.

O caminho apontado para se obter uma vida mais significativa e com maior nível de bem estar, segundo essa pesquisa, foram sintetizados em cinco pilares principais, descritos a seguir:

1. Emoções positivas: apesar dos desafios diários é importante darmos atenção as nossas emoções, buscando catalisar, dar mais atenção àquelas que geram bem estar, isso não significa ausência de emoções positivas em nossa rotina.

2. Engajamento: é a experiência provada a nível subjetivo em que a gente consegue descrever de maneira retrospectiva. Horas dedicadas a um trabalho significativo, apenas após sua conclusão aquela satisfação que emerge é fruto do engajamento que tivemos.

3. Relacionamentos: somos seres sociais e pesquisas revelam que nossa sobrevivência só foi possível pelo agrupamento de pessoas, pensando nisso, percebam que apesar dos desafios inerentes ao convívio é em grupos, em times que construímos tudo o que existe em nossa vida, tudo foi construído por nós ao longo dos séculos, assim, a qualidade que dedicamos aos nossos relacionamentos vai fazer toda a diferença em nossa trajetória.

4. Sentido: sentimento de pertencer e servir a algo que se acredita ser maior do que você. Um pesquisador que dedica anos, talvez décadas a descoberta da cura de uma doença está envolvido num propósito que transcende a si e seus anseios pessoais.

5. Realização: todo tem necessidade de realizar no mundo, em maior ou menor escala, a necessidade de realização é elemento importante para uma existência significativa e a busca pelo bem estar. Trata-se de uma busca por ela só, é a realização pela realização, um exemplo são pessoas que se tornam bilionários e em um determinado momento doam grande parte de sua riqueza, o que os moveu foi também a necessidade de realizar por realizar.

A partir dessa possibilidade todos nós temos a oportunidade de nos permitir vivenciar e explorar mais nossas emoções positivas, elas nos fortalecerão para conseguirmos nos engajar de verdade, estarmos mais inteiros a cada instante da nossa jornada, facilitando com isso a construção de relacionamentos positivos, assertivos, colaborativos, enriquecedores e orientados por um sentido genuíno que nos move independente das intempéries da vida poderemos nos dedicar a realizar no mundo tudo aquilo que estivemos dispostos. Que cada um de nos se encante com a possibilidade de ser o agente das mudanças que tanto deseja.

Carpe Diem!
Colha o seu dia e a sua semana!

Francisco Gambiragi
PSICÓLOGO