× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo classificados agenda quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

ABRIL VERDE!
Estamos no Abril Verde, uma mobilização para tratar o tema das vítimas de acidente de trabalho e doenças do trabalho. Entre várias doenças relacionadas ao trabalho uma delas é a depressão. Que se encontra entre as 10 principais doenças associadas ao trabalho, a carga horária excessiva, a pressão no trabalho, ou algum desentendimento na área de trabalho, podem acabar desenvolvendo no trabalhador um desânimo prolongado no convívio de trabalho, ocasionando uma tristeza profunda.

Uma novíssima linha de pesquisa mostra que a dieta faz muita diferença na batalha contra o transtorno que abala o humor e a disposição.

No último Congresso da Associação Americana de Psiquiatria, houve um módulo todo dedicado a esse tópico. Durante sua exposição, o psiquiatra Drew Ramsey, professor da Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos, chegou a apresentar uma escala de nutrientes cruciais na prevenção e no combate ao distúrbio.

Segundo ele, ômega-3, magnésio, fibras, zinco, ferro, além das vitaminas C, B1, B9 e B12 devem ser os destaques à mesa para espantar o já chamado mal do século ??“ a cada ano, 100 milhões de pessoas desenvolvem sintomas evidentes da doença. Resumindo, o expert apoia uma dieta rica em folhas verdes, oleaginosas e peixes. “Em alguns estudos, a comida correta diminuiu em 50% o risco de depressão”.

O padrão alimentar inflamatório está associado a um maior risco de depressão. Alimentos como, Carboidratos Refinados e Açúcar, os edulcorantes artificiais, hidrogenadas, Alimentos Processados, Bebidas gaseificadas, causam inflamação no organismo. Um estudo recente mostrou que as pessoas que comiam muitos desses alimentos e não uma grande quantidade de alimentos anti-inflamatórios (como o azeite, frutas e os vegetais de folhas verdes) eram até 41% mais propensos a serem diagnosticados com depressão!

Portanto, uma alimentação adequada, auxilia a prevenir e a reduzir os sintomas da depressão. Digo mais, é fácil e prático como exemplo podemos citar: arroz integral com feijão, espinafre refogado, abacate amassado com mel e cacau em pó ou nibs de cacau, iogurte natural com banana picada e nozes, mingau de aveia com nibs de cacau, salmão com batatas e folhas verdes, suco detox de couve com laranja, ovos mexidos com farelo de aveia, maçã quente polvilhada com cacau, são refeições ricas nas vitaminas e minerais citados por Drew Ramsey.

Vamos prevenir o mal do século, de forma saborosa e saudável.

Cristiane Leal Scortegagna
Nutricionista Clínica e Esportiva
CRN 13795D