× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo classificados agenda quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Ansiedade
Nos últimos tempos nunca se ouviu falar tanto em ansiedade, os últimos dados estatísticos mostram o quanto o transtorno tem aumentado na população em geral. Mas afinal você sabe o que é a ansiedade?

A primeira coisa a se saber sobre a ansiedade é que ela não é todo ruim, ou seja ela também traz benefícios, e pode ser muito positiva, em diversas situações, e até nos ajudar a usar recursos internos para melhorar nosso desempenho.Sentir-se ansioso é, sim, algo bastante natural, podemos ficar mais ansiosos antes de um grande evento, ou de algo de importância em que vai ocorrer em nossas vidas.

Um exemplo bem simples que podemos ilustrar a ideia, é quando estamos prestes a fazer uma prova, se não ficássemos ansiosos talvez, não fossemos estudar e nos preparar para realiza-la. Mas essa é uma ansiedade normal que não precisa ser tratada.

Já a ansiedade patológica, diferentemente da ansiedade normal, deve ser analisada de uma outra forma, porque aqui entra o excesso de preocupação. Uma pessoa com transtorno de ansiedade passa por muitos desconfortos, a ponto de prejudicar a sua vida cotidiana.

Enquanto a ansiedade normal faz as pessoas agirem mais rápido, porque ficam eufóricas, a ansiedade patológica tem o efeito contrário: pessoas com esse tipo de ansiedade acabam não conseguindo executar tarefas simples do dia a dia, como se concentrar no trabalho ou fazer uma pesquisa para a faculdade, porque se sentem ansiosas demais e acabam não conseguindo “desenrolar” na hora de desenvolvê-las.

Pessoas com ansiedade patológica geralmente fazem tudo em excesso, pensando sempre na frente, prevendo o que pode dar errado, ou oque pode ser uma ameaça. Esta ansiedade pode fazer a pessoa, fumar, beber, ou comer excessivamente.Também surgem sintomas físicos como dor no peito, arritmia cardíaca e falta de ar, dor no estomago, dores musculares, e em alguns casos formigamentos na pele e visão escurecida quando estão em uma crise.

A maioria das pessoas com ansiedade patológica evita fazer as coisas que realmente devem fazer, por isso se você é uma dessas pessoas, deve se perguntar: o que você esta evitando? Já que a ansiedade o paralisa!?!

Preciso buscar ajuda?
Sim, se você sofre de ansiedade patológica é necessário buscar ajuda de um profissional, por mais que você sinta que as vezes pode controlá-la. Um psicólogo irá lhe ajudar a compreendê-la e assim você conseguira a controlá-la de uma forma melhor. O psicólogo também vai conseguir te ajudar a perceber o que na sua vida esta ocasionando estes sintomas, que talvez você não conseguiu perceber ainda.

Se não tratada a ansiedade pode trazer sérios danos a todos os aspectos da vida do indivíduo, então não tenha medo, não queira resolver as coisas sempre sozinho, pois há momentos em nossas vidas que precisamos buscar ajuda e isso não é nenhum um pouco sinal de fraqueza, mas sim de força, por querer buscar uma vida de maior qualidade.

Talice Fernanda Ghion
PSICÓLOGA
CRP 07/25049