× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

ESF Pedro Piran
Pedro Piran, filho de Fioravante Piran e Rosa Tomasi Piran, nasceu em Erechim/RS dia 22 de março de 1926.

Transferiu residência para Marau (então 5º Distrito de Passo Fundo/RS) após a formatura como contador em Guaporé/RS. Casou com Laura Borella Piran e teve sete filhos: Liane, Gelso, Mari Dalva, Stela Maris, Evandro, Silvana e Pedro Lauro.

Atuou por muitos anos no Frigorífico Borella. Figura como sócio-fundador do Lions Clube, da Amis, do Éden Clube e de outras entidades. Batalhou pela implantação das agências locais do Banco do Brasil e do Banrisul.

Em 31 de maio de 1947, fundou ao lado de Gustavo Silveira Ferret (diretor) e Jatyr Francisco Foresti (redator) o primeiro jornal de Marau, O Salame, que era produzido dentro do Frigorífico Borella. Mais tarde, o jornal passou a se chamar A Cidade de Marau e teve importante papel na luta pela emancipação.

Pedro Piran marcou seu nome na história ao fazer parte, em 1955, da primeira legislatura da Câmara de Vereadores de Marau - responsável pela criação da Lei Orgânica. Foi empossado ao lado de Adroaldo Falkembach Reveilleau, Antônio De Toni, Casemiro Weber, Honorino Pereira Borges, Lydio Thomaz Antônio Bergonsi e Solferino Agostini. Cumpriu mais dois mandatos posteriores.

Antes disso, havia sido vereador também em Passo Fundo.

Por mais de uma década se dedicou ao sonho de manter um cinema em Marau. Adquiriu o prédio do Cine São Jorge, na esquina da Praça Elpídio Fialho (onde hoje existe a agência central do Sicredi) e ali instalou o moderno Cine Vogue.

Recebeu, em 1979, a Comenda da Ordem Municipal do Brasão Marau.

Ao sair de Marau, transferiu residência para São Paulo/SP, onde atuou no ramo de restaurantes. Trabalhou por muitos anos no Vicolo Nostro Ristorante onde, atualmente, um de seus netos - Cristiano Augusto Piran Panizza - é o chef.

Faleceu em 1º de janeiro de 2022.

Leva seu nome, em Marau, a unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família) dos bairros São Cristóvão e Santa Rita.