Centro de Referência da Criança e do Adolescente Professora Romilde Mistura

Romilde Sterzi Scandroglio - mais tarde Romilde Mistura - nasceu em Fagundes Varela/RS dia 26 de novembro de 1922. Era filha do imigrante italiano Angelo Scandroglio e da brasileira Margarida Sterzi.
Já em Marau, casou com Alcides Alves e teve um filho: Volnei. Ficou viúva muito cedo, com 24 anos, quando o marido atingiu a si próprio por acidente com uma arma de fogo. Uniu-se em matrimônio anos mais tarde com Jovelino Antônio Mistura, com quem teve os filhos Zilmei e Maíra. Em 1974, exatamente no dia do seu aniversário, perdeu o marido (novamente de forma trágica). Taxista, ele fazia uma viagem a Passo Fundo/RS, quando foi assassinado pelo passageiro no caminho.
Resiliente, Romilde Mistura nunca se abalou. Era uma pessoa alegre, divertida e bem humorada.
Teve destacada atuação como professora. Após frequentar o Curso Normal Integral na Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV), em Passo Fundo/RS, dedicou toda sua vida à educação.
Em Passo Fundo/RS, lecionou no Colégio das Irmãs Maristas Nossa Senhora da Conceição. Em Marau/RS, atuou como professora no Ginásio Pio X - hoje Instituto Santo Tomás de Aquino (Iesta) - e na Escola Estadual Charruas. Foi orientadora educacional da prefeitura por muitos anos. Também deu aula em cursos de educação de jovens e adultos (supletivo).
Para os filhos, os netos e até para os alunos, preparava álbuns com recortes e anotações que facilitavam o aprendizado dos conteúdos. Seus resumos eram impecáveis. Oferecia sem custo aulas de reforço a quem precisasse e tinha muita paciência. Explicava até que percebesse que o aluno tinha compreendido.
Nos momentos de lazer, gostava de trabalhos manuais como bordado, crochê e tricô. Era apaixonada pela leitura. Assinava todos os jornais que podia e lia do início ao fim.
Faleceu em 23 de novembro de 2002.
Leva seu nome, em Marau, o Centro de Referência da Criança e do Adolescente/AABB Comunidade.