EMEF Agostinho Mistura

Agostinho Mistura nasceu em Antônio Prado/RS no ano de 1904.
Filho dos imigrantes italianos Angelo Mistura e Domenica Lazzaretti Mistura, transferiu-se para a localidade de Três Passos (interior de Marau) ainda criança, onde seus pais mantinham um comércio (chamado na época bodegão) e uma tafona (moinho).
Em 1928, casado com Angelina Lorenzatto, Agostinho Mistura migrou para a região que hoje recebe o nome de São Miguel. Sua família foi uma das primeiras a se estabelecer por ali e muito contribuiu para o desenvolvimento da região. Ele e seu irmão, Romano, auxiliaram na implantação da capela e inclusive doaram a imagem de Divino Espírito Santo para que fosse o padroeiro. Anos depois, porém, o morador Miguel Dal Paz doou a imagem de São Miguel e este passou a ser oficialmente o padroeiro da comunidade.
Agostinho Mistura trabalhou com agricultura, ferraria, marcenaria e carpintaria. Fabricava todas as partes das carroças com eixo de ferro: das ferragens à carroceria. Também puxava madeira da antiga Serraria dos Lóttici até a região de Passo Fundo/RS. Mantinha ainda uma queijaria, com auxílio das filhas e em sociedade com as vizinhas Teodora Boscardin Ferneda e Severina Dal Piva.
Sua casa sediou, por muitos anos, os encontros do grupo de cantoria "Tradições da Itália". Em anexo funcionava seu comércio de produtos diversos, com destaque para o bodegão, ponto de encontro da vizinhança. Um dos filhos, Osvaldo Mistura, lembra que os amigos vinham direto da lavoura para jogar pife, nove e confraternizar. Muitas vezes amanheciam por ali.
Ainda junto a este espaço funcionava uma filial da loja de João Ferlin, que comercializava tecidos e demais artefatos para costura.
Como fato curioso, e achando graça, a neta Clóvia Marozzin Mistura conta que Agostinho Mistura e alguns vizinhos construíram uma ponte sobre um riacho para facilitar o acesso da cidade à localidade de São Miguel e, como recompensa pelo esforço empenhado, cobravam uma espécie de "pedágio" de quem por ali quisesse passar.
Como forma de incentivar a educação, Agostinho Mistura doou 1 alqueire de suas terras para nelas ser instalada uma escola municipal (que hoje leva seu nome).
São seus filhos: Mário, Iolanda, Irineu, Delinde, Hilário, Vitorino, Zaíra, Hélio, Reinato, Evanir e Osvaldo.
Faleceu em 11 de outubro de 1973.
Leva seu nome, em Marau, a Escola Municipal de Ensino Fundamental da localidade de São Miguel (interior).