× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Torre Frei Vitorino Vian
Frei Vitorino Vian, filho de Maria Algeri Vian e Luiz Vian, nasceu dia 11 de agosto de 1914. Era irmão de Frei Benjamin, Frei Daniel e Frei Bernardino.

Nascido em Vilas Boas, interior de Garibaldi/RS, é por esse motivo conhecido também como Frei Vitorino de Vilas Boas. Seu nome de batismo, porém, era Victorio Remiggio Vian.

Tendo ingressado no seminário em 1927 (Veranópolis/RS), fez a Profissão Temporária em 1934 (Flores da Cunha/RS), a Profissão Perpétua em 1937 (Garibaldi/RS), a Ordenação Diaconal em 1940 (Veranópolis/RS) e a Ordenação Presbiteral em 1940 (Garibaldi/RS).

Assumiu como vigário da Paróquia Cristo Rei no dia 13 de janeiro de 1946 - mantendo-se no cargo por 11 anos.

Trouxe à comunidade uma visão de renovação e foi o responsável por mobilizar as famílias em prol da construção da torre da Igreja Matriz Cristo Rei. O antigo campanário de madeira já estava muito deteriorado e, entendia ele, a comunidade crescente merecia uma obra monumental. Tinha uma "visão grandiosa" de que a torre deveria ser um símbolo de fé que se elevasse aos céus.

A pedra angular foi abençoada por Frei Vitorino Vian no fim de 1952. A construção durou pouco mais de 2 anos, constando a Páscoa de 1955 como a data de inauguração (momento em que Marau celebrava sua recente emancipação político-administrativa). Desde 2002 a edificação é tombada como Patrimônio Histórico Municipal.

Em 1968, Frei Vitorino Vian integrou-se à Província do Brasil Central e trabalhou no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

Faleceu em 2 de outubro de 2001.

Levam seu nome, em Marau, a torre da Igreja Matriz Cristo Rei e uma rua do Bairro Conforto.