ESF Lídia Segat Fuga

Lídia Segat Fuga nasceu na Comunidade de Gramadinho, em Marau (na época 5º Distrito de Passo Fundo/RS), dia 18 de maio de 1927.
Durante sua adolescência, foi a professora daquela localidade.
Casada com José Fuga, grande empreendedor, teve 9 filhos: Mariliza, Elisete, Constante, Iedo, Ana Rita, Rosane, Eduardo, Fabrício e Patrícia. Foi a companheira com a qual o marido dividia as aflições do duro trabalho do dia a dia, encontrando sempre reciprocidade, um ombro com disposição para escutar e acolher com equilíbrio e sensatez.
Ao ficar viúva, passou a se dedicar à Fundação José Fuga (hoje Fundação Assistencial e Cultural José e Lídia Fuga). Presidiu a entidade até os últimos dias de sua vida e, assim, pôde oportunizar a crianças e jovens o acesso a cursos de aperfeiçoamento e atividades recreativas. Foi a idealizadora do Santuário à Santa Catarina (situado no Bairro Constante Fuga).
Lídia Segat Fuga faleceu em 8 de outubro de 2020.
A família honra o legado deixado pelo casal através da Fundação Assistencial e Cultural José e Lídia Fuga, que tem sede no Bairro Constante Fuga, na residência onde o casal viveu durante toda a vida. A fundação é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o objetivo de conservar vivos os ideais de solidariedade e ação comunitária implantados por José e Lídia ao longo de suas vidas.
Levam seu nome, em Marau (além da fundação), a unidade de ESF (Estratégica da Saúde da Família) dos bairros Santa Helena/Constante Fuga e o troféu concedido pela Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau (Acim) a mulheres de atuação relevante na área de empreendedorismo feminino.