Praça Mario Bernardi

Mario Bernardi nasceu em Marau (na época 5º Distrito de Passo Fundo/RS) dia 3 de agosto de 1921. Era filho de José Primo Bernardi e Rosa Rech Bernardi.
Cursou o primário em Marau e posteriormente o Ginasial e o Técnico em Contabilidade no Colégio Conceição de Passo Fundo/RS. Ali também jogou futebol no Clube 14 de Julho. Atuava na posição de centro-avante, tendo também integrado o plantel do Grêmio Esportivo Marau.
Foi convocado para a Segunda Guerra Mundial, permanecendo por dois anos no Quartel Militar de Porto Alegre/RS.
Desenvolveu suas funções profissionais junto à empresa da família, Comércio Bernardi, até o momento em que o prédio que sediava o estabelecimento foi vendido ao Poder Público. Trata-se do prédio ao lado da Praça Elpídio Fialho que, por muitos anos, foi sede da prefeitura e, em 2025, passou a abrigar o Centro Cultural José João Santin. A edificação, aliás, é Patrimônio Histórico Municipal.
Mario Bernardi também foi sócio-gerente da Indústria de Vinhos Bernardi Rui & Cia. Ltda - situada na época na esquina da Av. Barão do Rio Branco com a Rua Bento Gonçalves.
Casado com Eulina Filippi Bernardi, teve cinco filhos: Vera Maria, Mari Salete, Antônio Carlos, Paulo Sérgio e João Vicente.
Faleceu em 5 de abril de 2001.
Leva seu nome, em Marau, a praça localizada junto ao Loteamento Bernardi e que tem em sua lateral a Rua José Primo Bernardi.