× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

EMEF Darvin Marosin
Darvin Antônio Marosin, nascido em Marau (então 5º Distrito de Passo Fundo/RS) dia 16 de junho de 1929, era filho de Verginio Marosin e Dosolina Borella Marosin. Nasceu, aliás, na área onde seu pai havia instalado, em 1928, a primeira usina hidrelétrica da localidade (44HP): às margens do Rio Marau (onde hoje localiza-se o Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon - mais precisamente a chamada Serp II).

Em 13 de janeiro de 1951 casou com Zandira Filippi e com ela teve dois filhos: Antônio Carlos e Iede. 

Cursou as séries iniciais na Escola Charruas e o ginásio no Colégio Comercial Nossa Senhora da Conceição (Passo Fundo/RS). Também nesta instituição cursou o técnico em contabilidade. Mais tarde, lecionou geografia no hoje denominado Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino (Iesta).

Ajudou o pai nos serviços da usina e também gerenciou a fábrica  de camas, cadeiras e outros móveis Marosin & Cia. (situada na Av. Júlio Borella onde atualmente existe o prédio da Acim e arredores). Os produtos  levavam a conceituada marca "Preferencial".

No mandato de Elpídio Fialho (segundo do município), de 1960 a 1963, Darvin Marosin foi o vice-prefeito.

Faleceu em 3 de março de 1965, aos 35 anos, vitimado por uma dolorosa e fulminante enfermidade.

Levam seu nome, em Marau, a Escola Municipal de Ensino Fundamental do Bairro Frei Adelar, uma das ruas centrais transversais à Av. Júlio Borella e, ainda, a biblioteca da Escola Estadual Herzelino David Bordin e o grêmio estudantil do Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino/Iesta.