EMEF Frei Wilson João

Frei Wilson João Sperandio nasceu em Gaurama/RS em 10 de julho de 1938.
Era filho de Francisco Sperandio, natural da Itália, e de Santina Orso Sperandio. Ingressou no Seminário em 1953, tendo estudado nos municípios gaúchos de Vila Flores, Veranópolis, Ipê e Marau. Vestiu o hábito capuchinho em 1958, quando iniciou o ano de noviciado, em Garibaldi/RS. Fez a profissão na Ordem em janeiro de 1959. Licenciou-se em Filosofia em Ijuí/RS e estudou Teologia em Porto Alegre/RS. Foi ordenado sacerdote em Porto Alegre/RS, em dezembro de 1967, na Igreja Santo Antônio (Partenon).
Após iniciar a caminhada pastoral em Soledade/RS, em 1969, transferiu-se para Marau/RS em 1984, aqui permanecendo até 2005. Viveu na fraternidade São Boaventura, onde ocupou vários cargos de coordenação fraterna e também foi pároco da Paróquia Cristo Rei.
Em 1998, recebeu da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Marauense.
De 2006 a 2010 foi pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Veranópolis/RS.
Pastoral e vida sempre estiveram integrados na vida de Frei Wilson... Gravou vários discos (LPs e CDs), sendo compositor, regente, solista, guitarrista e dono de uma voz privilegiada. Escreveu cerca de 30 livros, alguns editados também em espanhol. Colaborou com várias publicações de caráter pastoral e foi colunista em diversos jornais, com destaque para o Correio Riograndense. Vários de seus discos e livros tinham o enfoque explicitamente franciscano, como “São Francisco que está em você” e “Seguir Jesus do jeito de Francisco” (hoje conteúdo do serviço de animação vocacional dos capuchinhos).
Faleceu em 3 de julho de 2010.
Leva seu nome, em Marau, a Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada na zona norte da região central.