Rua Joana Viecili Ballardin

Nascida dia 17 de janeiro de 1903, em Linha Emília - interior de Dois Lajeados (hoje pertencente a Guaporé/RS), Joana Viecili era filha de Giovanni Batista Viecili e Ana Maria Turra Viecili.
Veio para Marau/RS em 1910, com a família, que se estabeleceu em São José dos Rizzi (perto do Arroio Sesteada). Ao casar com Francisco Urbano Ballardin, em 1924, transferiu-se para a sede do município. O casal teve quatro filhos: Maria Elisabete, Oliva, Alfério e Íria.
Joana Viecili Ballardin era costureira. Os acolchoados que confeccionava - de crina e lã - eram comercializados em toda a região. As filhas Maria e Íria aprenderam o ofício e deram continuidade à profissão.
Gostava de contar os acontecimentos de sua vida... Falar do tempo em que vivia na Linha Emília, das dificuldades que enfrentou ao perder os pais aos 15 anos e da luta para levar a família adiante ao ficar viúva com apenas 37 anos. Era grande contadora de causos... Tinha facilidade de comunicação e muitos a procuravam para ouvir conselhos.
Faleceu em 27 de novembro de 1986.
Leva seu nome, em Marau, rua do Bairro Borges.