Rua Antônio Pedro Rigo

Antônio Pedro Rigo nasceu em Alfredo Chaves (hoje Veranópolis/RS) em 1º de novembro de 1888. Seus pais são Pedro Rigo e Maria Presot Rigo. Ainda naquela localidade, em 18 de janeiro de 1911, casou-se com Amábile Marosin (filha de José Marosin e Maria Capelli).
Até os 17 anos trabalhou com o pai na agricultura. Transferiu-se então para a cidade e aprendeu as profissões de ferreiro e funileiro. Acreditando em sua capacidade profissional - e constatando que trabalhar de empregado não o faria progredir - decidiu fixar residência em Marau/RS e abrir seu próprio negócio. A mulher o ajudava confeccionando doces que eram vendidos, aos domingos, nas canchas de corrida de cavalo.
Antônio Pedro Rigo tornou-se um dos industrialistas mais conhecidos e capacitados da região. Fabricava fogões a lenha e camas de ferro com rede elástica de arame, trabalhava com torno mecânico e fundia bronze. Chegou a receber um diploma de honra ao mérito oferecido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Em 1928, juntamente com Antônio Santin e Virgínio Marosin, montou uma usina elétrica com potencial de 44HP. Foi essa a grande arrancada para o desenvolvimento da vila. Antônio Pedro Rigo ainda mantinha um moinho colonial para fabricação de farinhas e de trigo e milho.
Com Amábile Marosin Rigo, teve os filhos: Atílio, Eleonora, Luiz, Helena e Idalina. Depois de ficar viúvo, em 1958, casou-se com Maria Cassol.
Faleceu em 19 de novembro de 1969.
Leva seu nome, em Marau, a rua principal do Bairro Rigo.
Leva seu nome, em Marau, a rua principal do Bairro Rigo.