Museu Municipal Diana Sartori Mezzomo

Diana Sartori Mezzomo nasceu em Marau/RS no dia 22 de junho de 1942. Filha de Fausto Sartori e Eleonora Marosin Rigo Sartori, teve uma trajetória marcada pela dedicação à cultura, à educação e à valorização da história local. Rainha do Clube Liberdade e 1ª Prenda do CTG Felipe Portinho, foi uma mulher à frente do seu tempo.
Tornou-se a primeira bancária mulher do Banco Agrícola em Marau, desbravando caminhos antes ocupados apenas por homens.
Casou-se com Victorino Mezzomo, com quem dividiu sonhos, projetos e o compromisso com a construção de uma Marau melhor. Juntos, assumiram a presidência do Clube Liberdade. Sua paixão pelo conhecimento a levou à graduação em Estudos Sociais (História), área na qual se tornou referência. Assumiu a Invernada de Danças do CTG Felipe Portinho, coordenou a Banda Marcial de Marau e integrou a equipe que lutou pelo renascimento da Banda Santa Cecília. Na administração do ex-prefeito Alci Romanini deixou sua marca como Secretária de Cultura.
Ao lado de Frei Adelar Primo Rigo, foi alma e coração da primeira Semana Italiana de Marau e como comissária de menores, cursilhista, catequista, numeróloga e palestrante do ECC, sempre encontrou formas de acolher, orientar e inspirar. Participou também do grupo de Cavalarianas Anita Garibaldi.
São filhos de Diana Sartori Mezzomo: Eleonora, Jacquelina, Victor Angelo, Geancarlo e Maryelen.
Faleceu no dia 18 de dezembro de 2020.
Leva seu nome, em Marau, o Museu Municipal.