Rua Solferino Agostini

Solferino Agostini nasceu no território onde hoje se situa o município de Vila Maria/RS dia 16 de dezembro de 1909. Viveu um tempo em Passo Fundo/RS mas logo retornou à sua terra natal.
Foi agricultor, proprietário de uma distribuidora de bebidas e motorista de ônibus e caminhão. Também dedicou-se ao ramo madeireiro.
Marcou seu nome na história ao fazer parte da primeira legislatura da Câmara de Vereadores de Marau - responsável pela criação da Lei Orgânica. Foi empossado ao lado de Adroaldo Falkembach Reveilleau, Antônio De Toni, Casemiro Weber, Honorino Pereira Borges, Lydio Thomaz Antônio Bergonsi e Pedro Piran.
Cabe destacar que este foi um mandato mais curto - de 28 de fevereiro a 31 de dezembro de 1955 - pois não podiam os criadores da Lei Orgânica se manterem no cargo sem uma nova eleição. Em 3 de outubro de 1955, portanto, a eleição aconteceu e os novos vereadores tomaram posse em 1º de janeiro de 1956.
Solferino Agostini foi casado com Graciosa Fonini Agostini e teve cinco filhos: Darci Luiz, Neiva Maria, Alceu João, Peri José e Neida Lurdes.
Faleceu em 23 de janeiro de 1990.
Leva seu nome, em Marau, uma das principais ruas do Bairro Santa Lúcia (zona norte da cidade).