Rua Olinda Busato Fuga

Olinda Busato nasceu em Bento Gonçalves/RS dia 2 de novembro de 1890. Era filha dos imigrantes italianos Girolano Busato e Giovanna Marangoni Busato que, ao fixarem residência em Casca/RS, abriram uma casa comercial.
Um dos funcionários, o italiano Constante Fuga, conquistou coração da filha do patrão.
Já casados, Constante Fuga e Olinda Busato Fuga vieram para Marau em 1913: época do expansionismo da colonização italiana. Chegaram ao povoado de uma rua só - formado por pouco mais de 20 famílias - e decidiram se estabelecer.
Constante Fuga instalou uma selaria. Fabricava artefatos para montaria e calçados e, eventualmente, curtia pelegos. Esses eram ofícios indispensáveis para a comunidade e para o sustento dos filhos: Aristides, Severino, Domingos, Luiz, José, Antonio, Avelino, Maria, Graciosa, Luísa, Tereza, Albertina, Hermínia e Josefina.
Dedicada aos cuidados do lar, tinha grande preocupação em educar os filhos com base nos conceitos católicos. Era bastante ligada à religião e oferecia auxílio aos mais necessitados.
Faleceu em 12 de maio de 1974.
Leva seu nome, em Marau, a primeira quadra - bem ao leste - entre as ruas Irineu Ferlin e Lauro Ricieri Bortolon (região do Loteamento Fuga).