Ginásio Municipal Jatyr Francisco Foresti

Jatyr Francisco Foresti, filho de Francisco Foresti e Helena Sterzi Foresti, nasceu em Pinto Bandeira, interior de Bento Gonçalves/RS, em 11 de setembro de 1921.
Transferiu-se para Marau/RS ainda criança, em 1925. Era irmão de Wolmir Antônio, Odolyr Giácomo, Jecyr Maria e Jenyr Terezinha. Foi casado com Paulina Angela Cerato e teve o filho Juliano Francisco.
Formou-se em 1940 no Colégio Conceição de Passo Fundo/RS como Técnico em Contabilidade. Trabalhou como contador do Frigorífico Borella SA e como professor de mecanografia, arquivos e correspondência em Marau/RS e de árbitros de futebol em Passo Fundo/RS. Fundou o Jornal “o Salame” (mais tarde denominado “A Cidade de Marau” e participou da fundação do Grêmio Esportivo Marau, do Sindicato Rural de Marau, da Cooperativa Agrícola Mista Marauense e do Lions Clube.
Foi membro e principal articulador da Comissão Pró-Instalação da Agência do Banco do Brasil em Marau. Também participou ativamente das duas comissões pró-emancipação.
Foi vereador de Passo Fundo/RS, suplente de deputado estadual, vice-prefeito de Marau/RS na gestão 1964/1698 (quando o prefeito era Lauro Ricieri Bortolon) e prefeito de Marau/RS entre 1 de fevereiro de 1973 e 31 de janeiro de 1977. Recebeu troféus e medalhas de mérito pela dedicação em prol do crescimento de Marau.
Faleceu em 8 de janeiro de 1990.
Leva seu nome, em Marau, o ginásio municipal de esportes, localizado na Rua Rui Barbosa (ao lado do Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino/Iesta).