Rua Francisco Foresti

Francisco Foresti nasceu em Bento Gonçalves/RS no dia 17 de setembro de 1900. Era filho de Giácomo Foresti e Maria Gobbi Foresti e foi casado com Helena Sterzi Foresti, tendo os filhos: Jatyr Francisco (casado com Paulina Cerato), Wolmir Antônio (casado com Celina Filippi), Odolyr Giácomo (casado com Anésia Machado), Jecyr Maria (casada com Ivo Oltramari) e Jenyr Teresinha (casada com Benvenuto Bortolon).
Francisco Foresti iniciou sua vida profissional ainda com 9 anos de idade no Frigorífico Dal Molin, em Bento Gonçalves (localidade de Barracão). De aprendiz passou a operário e, em 1920, assumiu a gerência. Nos anos seguintes atuou em outros frigoríficos da região.
Em 1925, aceitou o convite de Júlio Borella para atuar como técnico químico (salameiro) no Frigorífico Borella que estava iniciando suas atividades. Ali trabalhou por 45 anos, até sua morte, em decorrência de um infarto.
Foi sócio fundador da empresa agrícola Foresti & Cia Ltda, do Clube Liberdade e do Hospital Providência e sócio benemérito do Convento São Boaventura.
Na política, atuou com afinco pela emancipação de Marau e chegou a concorrer a prefeito. Foi fundador do PL (Partido Libertador) e, ao falecer, era presidente local da Arena (Aliança Renovadora Nacional).
Faleceu em 20 de março de 1970.
Leva seu nome, em Marau, a rua lateral à Praça Wolmir Antônio Foresti, nas proximidades do Hospital São Lucas (antigo Hospital Providência).