Rua Francisco Foresti

Francisco Foresti nasceu em Bento Gonçalves/RS no dia 17 de setembro de 1900. Era filho de Giácomo Foresti e Maria Gobbi Foresti e foi casado com Helena Sterzi Foresti, tendo os filhos: Jatyr Francisco (casado com Paulina Cerato), Wolmir Antônio (casado com Celina Filippi), Odolyr Giácomo (casado com Anésia Machadao), Jecyr Maria (casada com Ivo Oltramari) e Jenyr Teresinha (casada com Benvenuto Bortolon).
Francisco Foresti iniciou sua vida profissional ainda com 9 anos de idade no Frigorífico Dal Molin, em Bento Gonçalves (localidade de Barracão). De aprendiz passou a operário e, em 1920, assumiu a gerência. Nos anos seguintes atuou em outros frigoríficos da região.
Em 1925, aceitou o convite de Júlio Borella para atuar como técnico químico (salameiro) no Frigorífico Borella S/A que estava sendo fundado. Ali atuou por 45 anos, até sua morte, em decorrência de um infarto.
Foi sócio fundador da empresa agrícola Foresti & Cia Ltda, do Clube Liberdade e do Hospital Providência e sócio benemérito do Convento São Boaventura.
Na política, atuou com afinco pela emancipação de Marau e chegou a concorrer a prefeito. Foi fundador do Partido Liberal e, ao falecer, era presidente local da Arena.
Faleceu no dia 20 de março de 1970.
Leva seu nome, em Marau, a rua lateral à Praça Wolmir Antônio Foresti, nas proximidades do Hospital São Lucas (antigo Hospital Providência).