Centro Cultural José João Santin

José João Santin, o Maneco, filho de Guerino Santin e Maria Aguirre Santin, nasceu na localidade de Portão (interior de Marau) dia 29 de agosto de 1942. Casado com Margarida Cerato Santin, teve três filhos: Ricardo João Santin, Rossano Antônio Cerato Santin e Thomás Eduardo Cerato Santin.
Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade de Passo Fundo, em 21 de dezembro de 1968. Iniciou a carreira em sociedade com Adroaldo Falkembach Reveilleau.
Ingressou na política como vereador (mandato de 1969 a 1972).
Exerceu o cargo de prefeito de Marau em duas oportunidades: de 1977 a 1982 e de 1989 a 1992.
Após o primeiro mandato, passou alguns anos vivendo em Porto Alegre/RS, onde atuou como técnico fazendário junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e como Diretor da Companhia Rio-grandense de Telecomunicações (CRT).
Retornou a Marau para concorrer e assumir o segundo mandato.
Entre as principais ações de suas gestões, destacam-se: obras de saneamento, eletrificação, terraplanagem e pavimentação; início das obras do ginásio de esportes e do parque municipal; instalações da Emater e da agência da Caixa Econômica Federal; financiamentos agrícolas; instalação da Casa da Cultura; implantação de usina de reciclagem; e remodelação da Av. Júlio Borella.
A partir de meados dos anos 90, dedicou-se exclusivamente à advocacia, juntamente com os filhos Ricardo e Thomás, além do sobrinho Miguel Ângelo Santin (Santin Advocacia).
Em 2012, firmou nova sociedade com o filho Thomás e o colega Rafael Francisco Pastre (José João Santin Advogados Associados). Mais tarde, entraram ainda na sociedade as advogadas Fabiola Razera Pastre e Janquieli Pratti, que iniciaram no escritório como secretárias e, depois, estagiárias.
Lançou, em 7 de novembro de 2019, na Casa da Cultura de Marau, o livro “José João Santin: Trabalho, Ética, Humanitarismo”, um registro biográfico de autoria do Prof. Francisco Bernardi.
Faleceu em 2 de novembro de 2021.
Leva seu nome, em Marau, o Centro Cultural situado no antigo prédio da prefeitura (Patrimônio Histórico Municipal).