Rua Benvenuto Tonin

Benvenuto Tonin nasceu em Treviso/Itália em 29 de fevereiro do ano bissexto de 1885. Era filho dos italianos Angelo Tonin e Ana Damaren Tonin. Chegou ao Brasil com 4 anos de idade e passou a morar com a família em Antônio Prado/RS.
Por volta de 1916, já casado com Maria Bordin, transferiu-se para Marau/RS, figurando como um dos primeiros habitantes. O casal teve doze filhos: Tranquilo, Teresa, Elma, Amabile, Gema, Herminia, Graciema, Anita, Júlia, Salate, Angelo e João.
No centro da vila, onde hoje localiza-se a Livraria São Miguel, Benvenuto Tonin instalou uma sapataria. Mais trade decidiu se dedicar ao campo e passou a fornecer leite e frutas aos demais moradores.
Ganhou fama, principalmente, como arrumador de ossos. Prestava auxílio a quem o procurava a qualquer hora do dia ou da noite.
Era muito religioso. Ajudava nos serviços da igreja, organizava procissões, recolhia donativos nas celebrações e auxiliava em funerais.
O dia 27 de julho de 1955 parecia normal para ele... Confeccionou um chinelo para um amigo... Carneou um porco... Pouco antes da meia-noite, porém, ao voltar para casa (como sempre fazendo suas orações, com o chapéu na mão, em sinal de respeito), faleceu.
Leva seu nome, em Marau, a pequena travessa nas proximidades do Bairro Bosque que liga as ruas Santos Dumont e Vitório Tessaro.