Av. Júlio Borella

Júlio Borella nasceu em Bertipaglia (Padova/Itália) dia 22 de maio de 1880. Veio para o Brasil ainda criança, com 10 anos, e fixou-se em Nova Roma do Sul/RS.
Casado com a também imigrante italiana Angela Ghittino Borella, teve onze filhos: Adélia, Alberto, Dosolina, Maria, Mercedes, Nilda, Alfredo, Pierina, Ignês, Dorvalina e Olmiro.
Foi um dos primeiros moradores a se instalar na pequena vila de Marau (aproximadamente em 1910).
Trabalhando como operário na construção de estradas, reuniu dinheiro para comprar alguns lotes de terra. Na esquina da avenida principal - que hoje leva seu nome - com a Rua Lauro Ricieri Bortolon, abriu um grande armazém de cereais. Atualmente, a propriedade ainda pertence à família e no andar superior reside uma de suas noras: Hélide Piccoli Borella (viúva de Alberto Borella).
Em 1923 fundou a primeira indústria de Marau/RS - o Frigorífico Borella & Cia. Ltda. - que atuava inicialmente apenas com o abate de suínos. A expansão foi rápida e, em pouco tempo, havia filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Pode-se dizer que a implantação do frigorífico foi responsável pelo início do desenvolvimento e do progresso da região.
Júlio Borella faleceu em 24 de junho de 1934.
Leva seu nome, em Marau, a principal avenida da cidade (que passa em frente à Praça Elpídio Fialho conectando as regiões norte e sul).