× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Rua José Primo Bernardi
José Primo Bernardi nasceu em Caxias do Sul/RS dia 10 de março de 1888. Era filho de Antônio Bernardi e Elisabetta Polesso Bernardi.

Transferiu-se para Marau logo após se casar com Rosa Rech e aqui comprou a casa de um polonês, Augusto Lainer, localizada próxima à esquina formada pela Av. Júlio Borella e a Rua Lauro Ricieri Bortolon. Era o ponto mais central da vila.

Ali manteve, até 1930, a bodega que o antigo morador havia fundado. Neste ano transferiu-se para o outro lado da rua e passou a trabalhar com tecidos, secos e molhados surgindo, assim, um grande estabelecimento comercial. Construiu em alvenaria o primeiro prédio de Marau (hoje tombado como Patrimônio Histórico) que abrigava sua empresa (térreo) e sua numerosa família (segundo piso). Em 1960 a edificação foi adquirida pelo município e passou a ser sede da prefeitura. Em 2025, passou a abrigar o Centro Cultural José João Santin.

José Primo Bernardi também foi proprietário, em sociedade com Alberto Borella, da Cantina Bernardi & Cia Ltda., que mais tarde se tornou Cooperativa Vitivinícola Marauense (na esquina da Rua Bento Gonçalves com a Av. Barão do Rio Branco). Anos depois a instituição passou a ser dirigida por Valdemar Loticci, Sérgio Antônio Ferlin e Ari Bebber e se transformou em Vinhos Titan.

São seus filhos: Amélia, Vitória, Avelino, Itália, João Dirsseu, Antonio, Mário, Odila, Odeomira e Aida.

José Primo Bernardi faleceu em 13 de março de 1969.

Leva seu nome, em Marau, a principal rua do Loteamento Bernardi, na qual situa-se a Praça Mário Bernardi.