× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Rua José Fuga
José Fuga nasceu em Marau (então 5º Distrito de Passo Fundo/RS) dia 23 de abril de 1923. Era filho de Constante Fuga e Olinda Busato Fuga - em uma numerosa família de 14 irmãos.

Seu pai possuía uma pequena selaria na cidade e ainda “guri” passou a compartilhar com os irmãos o auxílio na fabricação dos produtos e na compra de couro (que era a matéria prima essencial à atividade).

Esta foi a escola de José Fuga. Envolvido nos negócios desde cedo e impedido de frequentar a escola formal pela necessidade de trabalhar, formou-se atento observador da vida. Sua notável predisposição para o trabalho, conferiu-lhe, por justiça, o conceito de homem laborioso e empreendedor.

Eram tempos de oportunidades restritas, mas sobrava coragem. José - apoiado pelo pai e pelos irmãos - e unindo-se a um grupo de sócios marauenses - reuniram o capital de 100 contos de réis e fundaram o Curtume Marauense Ltda (hoje Fuga S/A).

Ao seu lado, durante toda a vida, esteve Lídia, sua esposa e companheira com a qual dividia as aflições do duro trabalho do dia a dia, encontrando sempre reciprocidade, um ombro com disposição para escutar e acolher com equilíbrio e sensatez. José e Lídia tiveram 9 filhos: Mariliza, Elisete, Constante, Iedo, Ana Rita, Rosane, Eduardo, Fabrício e Patrícia.

Grande idealizador e incentivador do Hospital Beneficente Cristo Redentor, José Fuga também foi reconhecido pelo engajamento em movimentos sociais, do tradicionalismo e da política.

Faleceu em 1 de setembro de 2001 aos 78 anos.

Hoje se faz presente na vida da comunidade através de seus exemplos de solidariedade, amizade, empatia e visão de negócios.

A família honra o legado deixado pelo casal através da Fundação Assistencial e Cultural José e Lídia Fuga, que tem sede no Bairro Constante Fuga, na residência onde o casal viveu durante toda a vida. A fundação é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o objetivo de conservar vivos os ideais de solidariedade e ação comunitária implantados por José e Lídia ao longo de suas vidas.

Leva seu nome, em Marau (além da fundação), a rua que liga o centro à Fuga Couros.