Biblioteca Pública Municipal Professor Francisco Jatir Pastre

Francisco Jatir Pastre nasceu em Marau (então 5º Distrito de Passo Fundo/RS) dia 1° de setembro de 1947. Era filho de Luiz Pastre e Arisontina Ebone Pastre. Foi casado com Angelina Perin e teve apenas um filho: Rafael Francisco.
Concluiu o curso de técnico em contabilidade em 1966. De 1971 a 1975 cursou a faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade de Passo Fundo.
Era mais conhecido como Chico e desempenhava múltiplas funções: professor, advogado, radialista, político militante, tradicionalista, esportista...
Sua primeira ocupação profissional foi na Cooperativa Agrícola Mista Marauense Ltda. (Coopemarau) como colaborador voluntário. Ao ser aprovado em concurso público, passou a atuar junto à Prefeitura de Marau como escriturário. Retornou à Coopemarau para ocupar, por oito anos, o cargo de diretor-secretário.
No último ano de vida, atuou na gestão do prefeito José João Santin como coordenador da Unidade de Apoio Administrativo.
Em atividades concomitantes, trabalhou na Rádio Alvorada e também como professor na Escola Herzelino David Bordin (lecionava Contabilidade e Custos, Contabilidade Pública e Economia e Mercados).
Sua morte, aos 31 anos, se deu em decorrência de uma meningite fulminante. Ficou hospitalizado, após diagnosticada a enfermidade, por apenas 4 dias. A comoção da comunidade marauense foi geral, pois se tratava de um homem que irradiava vitalidade e alegria e que era admirado por sua conduta exemplar.
Faleceu em 19 de setembro de 1978.
Muitos dos seus sonhos não puderam ser concretizados. Em especial um que ele vinha aguardando com muita expectativa: a chegada do filho.
Levam seu nome, em Marau, a Biblioteca Pública Municipal e uma rua do Bairro Planalto.