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Técnicas de atendimento para encantar seu cliente
O atendimento é a porta de entrada da sua empresa, seja você um profissional da área da saúde ou um empreendedor do varejo, atender bem seu cliente é fundamental para que ele se sinta acolhido na sua clínica ou no seu estabelecimento, e crie vínculos com a sua equipe.

Existem diversas técnicas de atendimento e também várias teorias, como aquela que afirma que o cliente sempre tem razão.

De qualquer forma, é essencial pensar como o consumidor e criar uma atmosfera positiva, para que ele goste do seu atendimento e seja incentivado a voltar.

Assim, nós da ContaPro Contabilidade Digital separamos algumas dicas simples de atendimento para você aplicar no seu negócio.


Sirva seu cliente com satisfação e cordialidade

Ao entrar no seu consultório ou estabelecimento, o cliente está esperando acolhimento e um tratamento cordial.

Respeito, educação e empatia são características essenciais de um atendimento humanizado, e seu time deve ser treinado para colocá-las em prática.

Muitas vezes o consumidor só deseja ser ouvido, mesmo que não tenha razão, e a simples atitude de escutar e dar atenção às suas queixas, pode transformar uma situação ruim em uma boa experiência de consumo.

Atender é uma forma de servir, por isso é essencial aprender a servir o seu cliente com eficiência, de maneira a antecipar suas necessidades e superar as expectativas.

O especialista Robert Bacal, autor do livro “Frases perfeitas para atender bem o cliente”, conseguiu captar a essência do bom atendimento, oferecendo ao empreendedor algumas dicas eficazes de como atender seus consumidores com empatia e gentileza, mas sem deixar de lado os resultados.

Ele nos ensina que é interessante incluir algumas expressões cordiais em nosso vocabulário, visando um atendimento mais humano e empático.


“Desculpe pela espera”

Essa frase transmite ao cliente uma sensação de sinceridade e disposição para solucionar o problema.

Com a vida corrida que todos nós levamos, ninguém gosta de esperar.

Portanto procure ser pontual no atendimento: informe ao cliente qual é o tempo médio de espera, e caso se atrase, não hesite em se desculpar.


“Quero me certificar de que não lhe darei uma informação errada”

Caso você não tenha certeza de uma informação, confirme antes de passá-la ao seu cliente ou paciente.

Quando falamos de atendimento humano ou humanizado, partimos da premissa de que não há problemas em se mostrar vulnerável, assumir erros ou demonstrar que não tem alguma informação naquele momento.

Seja sincero com o seu cliente e demonstre que se preocupa com ele, essa atitude sincera e dedicada causa uma impressão muito positiva.

Imagine a situação contrária: você passa uma informação incorreta para o seu cliente, e ele descobre, via Google, que aquilo que você disse estava errado.

Com certeza será difícil recuperar a confiança desse consumidor após esse episódio.

Lembre-se que a confiança é algo muito delicado, e pode se quebrar com facilidade, portanto, seja sincero com seu cliente e cultive a credibilidade acima de tudo.


“Sei que você está infeliz com esta situação”

Demonstrar que você entende como o seu cliente se sente é fundamental para se comunicar com ele acima do nível básico.

A comunicação é algo complexo, e que pode envolver vários níveis, ao demonstrar que se importa com os sentimentos e com as frustrações do seu cliente, você já está à frente de 80% dos seus concorrentes.

Frases como essa revertem situações ruins, criam novos negócios e evitam muitas reclamações em órgãos de defesa do consumidor.

Ao afirmar que entende e se importa com a situação que está sendo enfrentada pelo seu cliente, um ser humano que está ali na sua frente te apresentando uma questão que é importante para ele, você demonstra preocupação e disposição em ajudar, e mais uma vez tem a oportunidade de servir com cordialidade e eficiência.


Esteja atento aos detalhes

Alguns simples detalhes demonstram que você se importa com o seu cliente, e fazem toda a diferença na forma como sua empresa será vista pelo público.

Por exemplo, encaminhar ao paciente um lembrete de que sua consulta está chegando, promover ações nas redes sociais, referentes ao outubro rosa ou novembro azul, bem como distribuir brindes para os seus pacientes em datas específicas, como o dia das mães ou o dia dos pais.

Esses pequenos mimos ajudam a encantar o seu paciente, e fazem com que ele seja fiel ao seu consultório e ao seu atendimento.


Foque no pós-atendimento

O pós-venda ou pós-atendimento é essencial para criar vínculo com o consumidor.

Encaminhar uma pesquisa de satisfação pode ser muito útil para saber o que o cliente achou do seu produto ou serviço e também do seu atendimento.

Caso haja alguma intercorrência, é essencial tratar o cliente com cordialidade e se preocupar em, de fato, resolver o seu problema de forma rápida e eficiente.

Muitas empresas se preocupam apenas em vender, e se esquecem que o pós-venda é essencial.

Manter um atendimento eficaz, bem como encaminhar informativos ao consumidor, como mensagens de Feliz Aniversário, promoções e novidades (quando autorizado pelo cliente), são táticas muito interessantes, que podem levar sua empresa a conquistar clientes que serão fiéis por muitos anos.

Dicas compartilhadas, agora é só por em prática. Nosso desejo é que você tenha muito sucesso! Se quiser falar conosco, abaixo estão nossos contatos.

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