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4 dicas sobre gestao de consultórios
Se você é um profissional da área da saúde, com certeza já deve ter enfrentado algum desafio na gestão do seu consultório. O sonho de montar a própria clínica muitas vezes é bem diferente da realidade, e o profissional da saúde ingressa no empreendimento carregando muita força de vontade e pouca experiência em administração de empresas.

Desenvolver habilidades gerenciais e estratégicas é fundamental para qualquer empreendedor, inclusive na área da saúde. Assim, conseguir cuidar bem dos seus pacientes é tão importante quanto cuidar da “saúde” do seu consultório, dando atenção a alguns pontos específicos que podem fazer toda a diferença.

Atendimento de excelência
Um bom atendimento é essencial na área da saúde, e ele não se restringe ao seu trabalho, começa desde o primeiro contato do paciente com a clínica, seja por telefone, Whatsapp ou colocando os pés na recepção do seu consultório. Investir em recepcionistas e profissionais de limpeza que sejam cordiais e atenciosos com os seus pacientes é fundamental, assim como oferecer um atendimento rápido e um local de espera agradável de se estar. Música ambiente, cores relaxantes, móveis confortáveis, água, chá e café podem ser diferenciais simples e agradáveis em sua clínica, assim como banheiros limpos e adaptados às necessidades dos seus pacientes.

Estar atento aos processos internos ajuda a identificar oportunidades de melhorias - tais como atividades que demoram demais, problemas na comunicação, entre outros - que impactarão positivamente no atendimento prestado e consequentemente no seu resultado financeiro.

Invista em sistemas inteligentes
Assim você economiza tempo para focar nas estratégias e na ampliação do seu negócio. Atualmente estão disponíveis no mercado diversos tipos de sistemas, que além do agendamento, também disponibilizam controle de faturamento, criação de laudos e atestados, tabelas de procedimentos e a impressão de diferentes tipos de relatórios. É possível também oferecer ao paciente a opção de agendar sua consulta online e receber mensagens com lembretes do horário de sua consulta. Aqui, o importante é efetuar uma pesquisa detalhada e escolher o sistema que melhor atenda as necessidades da sua clínica.

Invista no controle financeiro
É muito comum que profissionais da área da saúde acabem negligenciando a gestão financeira do negócio, afinal, ter uma clínica é investir na saúde e no bem estar das pessoas, e isso não deveria envolver dinheiro, certo? Errado!
A clínica deve ser observada como um negócio, uma empresa que tem entradas e saídas de dinheiro, despesas fixas, investimentos, capital de giro, aluguel e impostos a pagar. Fazer uma boa projeção financeira é essencial para o sucesso do seu empreendimento, caso você precise de alguém com experiência para ajudá-lo a ingressar nesse novo universo, procure um contador de sua confiança.

Modernize-se
E isso vai além de contratar um sistema para agendamento de consultas. Invista em equipamentos modernos para o atendimento dos seus pacientes e atualize suas formas de comunicação, afinal, um consultório que forneça ao paciente a opção de agendar consultas via WhatsApp pode ter uma grande vantagem sobre os outros. Saiba que, a atenção a detalhes como esses é essencial para conquistar a confiança e a preferência dos seus pacientes.

A ContaPro está pronta para ajudar você no desafio de gerenciar as finanças do seu consultório. Entre em contato com os nossos contadores especializados e tire suas dúvidas.