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Aprendendo a analisar o mercado
Tão importante quanto ter um bom produto ou serviço para oferecer ao seu consumidor, é dispor das ferramentas necessárias para analisar e assim se posicionar no seu mercado de atuação. O mercado é inteligente, ele fala conosco, nos dá pistas sobre como devemos agir, onde podemos nos movimentar, que lugares devemos evitar ou que ações devem ser tomadas e em que espaço de tempo.
Adquirir a habilidade de perceber o mercado é algo possível a qualquer empreendedor, por meio de estudo, pesquisa, experiência e feeling, e hoje vamos fornecer a você algumas dicas sobre como você pode ampliar a sua capacidade de análise mercadológica, visando o crescimento do seu negócio.

Situação política e social
Antes de ingressar ou de se movimentar em qualquer ramo de atuação, é essencial ter uma visão macro da situação política, econômica e social daquele setor. Imagine que tenho uma agência de turismo, e atendo majoritariamente clientes da classe C, em uma região onde a crise econômica levou à perda de postos de trabalho, e consequente redução do padrão de consumo das famílias. Com uma renda menor, as pessoas cortaram itens de lazer do orçamento, como viagens, e dessa forma meu ramo de atuação será fatalmente atingido. Nesse cenário, posso migrar de público alvo, passando a atender as classes A e B, que não foram grandemente atingidas pela crise, ou até mesmo criar novos passeios e excursões mais baratos, para continuar atendendo o público da classe C.

Análise da concorrência
Quando as Casas Bahia surgiram, provavelmente os demais vendedores de móveis demoraram para perceber que aquela pequena rede de lojas poderia levar praticamente todo o seu público consumidor. Seu negócio está inserido em uma cadeia de outros negócios, por isso, o que um setor da concorrência faz, fatalmente atingirá os demais. Observe, sempre, como a sua concorrência está se comportando. Se você tem uma assessoria, por exemplo, observe se as outras assessorias da região conseguem se manter financeiramente, qual o lucro médio presumido, quantos colaboradores mantém, que tipo de preço praticam. Observar e aprender com os erros e acertos alheios é um atalho para o sucesso de qualquer empreendedor.

Oportunidades relacionadas ao meio ambiente
Muito se têm falado em empresas sustentáveis, que são Eco-friendly, ajudam a preservar a natureza, e praticam ações efetivas no sentido de utilizar materiais com mais consciência e promover ações como a reciclagem. Determinadas empresas são mais ou menos impactadas pelas leis ambientais, dependendo de seu ramo de atuação, mas em todo caso, é essencial que estejam dentro das normas para que possam operar dentro da legalidade. Portanto, esteja atento a essa onda verde, que pode ser extremamente benéfica tanto para o nosso planeta quanto para a sua empresa.

Seu produto ou serviço pode perder espaço no mercado?
Atualmente vemos diversas editoras entrando com pedidos de recuperação judicial ou abrindo falência, jornais fechando, revistas se extinguindo. Essa era uma realidade inimaginável há dez anos atrás, mas que hoje em dia está batendo à nossa porta, graças à digitalização de toda e qualquer informação. Seu produto ou serviço tem saída? Poderá ser substituído por outro ou por uma nova tecnologia? Em quanto tempo? Ter uma clara noção sobre a situação do seu produto ou serviço no mercado, te ajudará a ganhar dinheiro com ele enquanto for possível, e a criar estratégias de mudança quando for necessário.

Acesse o site da MSC e saiba mais: www.mscsolucoescontabeis.com.br