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Aplique os 4 Ps do marketing na sua empresa
Você provavelmente já ouviu falar do Mix de Marketing, uma poderosa ferramenta mercadológica composta por quatro elementos: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Hoje vamos mostrar a você como utilizar os 4 Ps para ampliar os seus resultados de forma prática, objetivando aumentar a visibilidade da sua empresa, ampliar a qualidade de seus produtos e serviços, e o mais importante: fazer brilhar os olhos do seu cliente.

Produto
É o primeiro e principal item do composto de marketing, nessa fase avaliamos a qualidade do produto ofertado ou do serviço prestado pela sua empresa. Você se mantém atento aos insumos e processos envolvidos na produção de sua matéria prima ou na prestação dos seus serviços? Aqui, é essencial ao empreendedor ser um bom observador e conhecer os pontos fortes e fracos daquilo que oferta, parafraseando os antigos comerciantes: “O olho do dono engorda o porco”, portanto, estar sempre atento às características do seu negócio é fator determinante para alcançar o sucesso.

Preço
Todo empreendedor sabe que o processo de precificação de um produto ou serviço é trabalhoso, mas fundamental para a construção de qualquer negócio. É importante realizar uma pesquisa prévia, para verificar os valores que a concorrência pratica no mercado, e além disso, fazer um levantamento honesto do custo de produção daquilo que você está ofertando, para se certificar que o preço anunciado poderá cobrir esses gastos e ainda gerar lucro para a empresa se manter em pleno funcionamento. Nesse processo, é ideal levar em consideração o poder de compra do seu consumidor, delimitando um público alvo para seu produto ou serviço, faça também um levantamento das formas de pagamento e condições de parcelamento que está disposto aceitar.

Praça
Quais são as formas de distribuição do seu produto ou serviço? Nessa etapa é fundamental que o empresário se pergunte: nossa distribuição será regional, nacional ou internacional? Quais serão os meios de comunicação entre parceiros e clientes? Qual a forma de distribuição logística e geográfica do meu produto? Em que timing essa comunicação precisa acontecer, para que não haja problemas, como atrasos, extravio de produtos e consequente insatisfação do meu cliente? Utilizaremos os Correios ou transportadoras? Todas essas questões devem ser pensadas no início das operações, e revistas periodicamente, na medida em que surgirem novas demandas.

Promoção
Aqui, verificamos quais estratégias promocionais podem ser aplicadas ao seu negócio, a fim de divulgar o seu produto ou serviço para o público alvo. Vale a máxima da propaganda: “Quem não é visto, não é lembrado”, por isso, avalie quais estratégias de publicidade podem ser mais eficientes para o seu tipo de público, localização geográfica e ramo de atuação. Criar uma identidade visual para a sua marca, assim como um site e canais de atendimento nas redes sociais pode ser um bom começo, assim como avaliar a possibilidade de investir em Marketing Digital ou até mesmo em anúncios em rádio, TV ou jornais locais. A palavra de ordem é inovar de forma criativa, e assim mostrar ao mundo a que sua empresa veio.

Agora que você já conferiu as nossas dicas práticas para aplicar os 4 Ps do Marketing na sua empresa, já pode começar a utilizar essa fantástica ferramenta no seu dia a dia, e se precisar de auxílio, conte com a MSC para te orientar.