× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo classificados agenda quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Já pode andar de skate? Fique atento a estas dicas e boa diversão!
A partir dos sete anos a criança já pode começar a se aventurar pelo mundo das manobras de skate.
Mas os adultos precisam estar atentos aos limites da criança e garantir uma boa supervisão.

Ficar em pé em cima ou mesmo fazer uma manobra radical no skate, pela primeira vez, são conquistas inesquecíveis para qualquer criança. Mas, antes de estimular seu filho a se aventurar, é importante estar ciente de algumas informações.

O ideal é que a criança comece a praticar após os sete anos pois é nesta idade que se desenvolve a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais.

Cabe frisar que existem dois tipos de incentivo: o ótimo e o perigoso. No ótimo, o adulto considera a capacidade da criança e vai um pouco além dela. No perigoso, o adulto incentiva logo de início manobras difíceis ou muito radicais. Para evitar machucados é imprescindível usar equipamentos de segurança adequados como joelheiras, cotoveleiras, luvas e capacete, além de roupas mais robustas, que evitam o contato da pele com o chão, como calças jeans. E, sobretudo, respeitar os limites de cada criança.

Os equipamentos são uma maneira de incentivar a criança a continuar tentando. Quando ela cai e se machuca, pode ficar com medo e nunca mais voltar a usar os patins, por exemplo. Se ela não se machuca, o trauma da queda será menor. Além disso, crianças sentem medo quando estão sobre rodas. Com o equilíbrio desenvolvido, conseguem se antecipar na hora da queda e se defendem melhor de lesões.

DICAS PARA COMEÇAR BEM

- Segurança, às vezes, implica em comprar equipamento bom, que não trava de repente ou estraga no meio da prática.

- Os pais também devem ficar atentos ao ambiente: a escolha de um chão liso é fundamental. Para crianças menores, um terreno liso, mas com algumas ranhuras, pode ajudar a controlar a velocidade por meio do atrito.

- Ensinar é dar suporte emocional e segurança para a criança, aos poucos, ir aprendendo sozinha. O que ajuda muito é o encorajamento, o abraço, o carinho e a paciência. Enquanto a criança estiver motivada a tentar é legal apoiá-la.