× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo classificados agenda quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Crianças e natureza: A importância deste contato é inquestionável
As famílias que vivem nas cidades, muitas vezes, privam suas crianças do contato?
com a natureza sem perceberem o quanto faz bem ao desenvolvimento dos pequenos.

Estar ao ar livre é extremamente entusiasmante para as crianças e é também muito importante para o seu desenvolvimento, uma vez que a natureza lhe proporciona um número ilimitado de brincadeiras e lhes permite aprender ativamente, isto é, explorando, descobrindo, inventando e resolvendo problemas. Subindo em uma árvore, saltando em cima de poças, correndo atrás de algum animalzinho ou brincando de se esconder, os pequenos aprofundam seus conhecimentos sobre o meio que os envolve da maneira mais lúdica possível!

Educadores são enfáticos quando dizem que as crianças, ao interagirem com diferentes situações e perspectivas, serão mais sensíveis e atentas ao que está acontecendo ao seu redor, porque sentirão de verdade que fazem parte desse contexto. Para se ter uma ideia dessa importância, muitos artistas e pessoas criativas revelam que buscam inspiração em cheiros e contatos com a natureza que tiveram na infância. Entre os benefícios do contato com o verde estão expansão das atividades do cérebro, criação de novas redes neurais e o aumento das conexões entre os neurônios.

Em contato com a terra, os animais, as cores e os sons da natureza, as crianças apuram os cinco sentidos e descobrem novas percepções, reconhecendo a natureza. Tirar o sapato e andar descalço pela grama é diferente do que apenas olhar a grama.?

Por vivermos em uma sociedade muito visual, é preciso colocar a criança em contato com o mundo para desenvolver a sensibilidade. Isso porque a criança se apropria da sensação de estar em contato com a natureza e a leva como experiência. Para elas, os benefícios vão além da saúde mental, uma vez que mexer na terra, por exemplo, fortalece o sistema imunológico e auxilia na perda de peso e estimula a independência.

Para especialistas, o contato com alguns microorganismos é importante porque ensina o sistema imunológico, ainda em fase de desenvolvimento, a funcionar corretamente. Isso cria anticorpos e melhora a resistência para quando tiver de enfrentar uma infecção mais complexa... O organismo também vai elaborando capacidade para lidar com germes, bactérias e microorganismos presentes no meio ambiente.

Além de tudo isto a natureza ainda acalma e ge-ra uma agradável sensação de bem-estar!