× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo classificados agenda quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

História das vacinas: Muitos fatores colaboraram para o resultado
O surgimento das vacinas é um belo e bem-sucedido capítulo da história da medicina. 
A evolução dos conhecimentos na área e contextos históricos constituem rica matéria para reflexão.

A história das vacinas não é uma mera aventura intelectual. Ela é repleta de alegrias, tristezas, sucessos, fracassos, rivalidades, conflitos, cooperação, altruísmo, imprudência e coragem. Apesar de todos esses extremos e tantas paixões, tudo colaborou para que as vacinas proporcionassem a redução de taxas de mortalidade e morbidade. Inclusive foram importantíssimas as contribuição de pessoas anônimas ou que não tinham relação alguma com a biologia. 

Lembrando de Edward Jenner (1749-1823): nasceu e clinicou na zona rural da Inglaterra e desde criança conhecia a crença popular de que a varíola da vaca (cowpox) protegia contra a varíola humana. Baseado nesta observação, fez um experimento ousado para a época. Retirou a secreção da cowpox e inoculou no braço de James Phipps: um menino de oito anos. Após seis semanas, para comprovar a eficácia de seu método, realizou a inoculação de pus de varíola humana no menino e nada aconteceu. O método ganhou o nome de varíola vaccinae (vacina da vaca).

Em nível de Brasil, no século XX, as medidas de higienização sanitária públicas não existiam e - além das doenças corriqueiras da falta de higiene - o país sofria com a peste bubônica, a febre amarela e a varíola. Através deste cenário, o Governo de Rodrigo Alves procurou auxilio junto ao Instituto Pasteur, na França, que indicou Oswaldo Cruz como a peça que faltava para a irradicação das doenças que assolavam o país.

Hoje o Brasil é um dos polos mundiais na produção de vacinas. Aqui estão instalados os mais diversos laboratórios. Desta forma, pode-se entender como os processos de imunização contra doenças eram tratados com desconfiança. Porém, com o passar das descobertas e com as comprovações de experimentos realizados, a confiabilidade diante do contexto das vacinas tornou-se uma ferramenta que alavancou outras descobertas para a saúde. 

A melhora na qualidade das vacinas e a descoberta de novos imunobiológicos propiciaram um elo de ligação forte e contínuo com a atualidade. Uma questão que podemos frisar é a maneira como as campanhas de vacinação são desenvolvidas, uma forma mais delicada e ligada ao íntimo da pessoa.