× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo classificados agenda quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Prevenção de cárie: Saiba mais sobre a aplicação de selantes
As melhores formas de prevenção da cárie abrangem a redução de açúcar na dieta e a 
higienização correta: escovação diária, uso de fio dental e fortalecimento das estruturas dentárias.

As variações individuais requerem que seja feita uma avaliação específica sobre quais métodos necessitam ser realizados em cada caso. Essas variações referem-se principalmente em relação ao tipo de dieta da criança e o odontopediatra é quem melhor pode avaliar isto. Algumas crianças necessitam, mais do que outras, da utilização de métodos de prevenção para alcançarem um ponto de equilíbrio para sua saúde bucal.

Existem recursos preventivos que podem ser utilizados para o fortalecimento das estruturas dos dentes, tais como a aplicação de flúor e de selantes.

 As fissuras (ranhuras e sulcos) presentes na forma do dente facilitam o acúmulo de resíduos alimentares, sendo o local de maior incidência de cárie. O selante é uma substancia fluida, desenvolvida para escoar e penetrar nessas fóssulas e fissuras, vedando-as. O selante se adere aos sulcos, impedindo a penetração das bactérias.

A aplicação de selante é bastante efetiva como tratamento preventivo contra a cárie e deve ser aplicado principalmente nos molares permanentes. 

A odontopediatra deve avaliar a necessidade de selantes, e qual o melhor momento para realização do procedimento, que é muito simples, rápido e indolor.

O selante é um coadjuvante na prevenção da doença cárie, ele colabora muito com isso mas  o mais importante  é lembrar que o método preventivo mais eficiente é o controle da higiene e o equilíbrio da dieta.

Dra. Lisiane Rigo
Especialista em Odontopediatria 
Especialista em Ortodontia