× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo classificados agenda quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Tosse nas crianças: Preocupação para os pais
Grande preocupação dos pais, nessa época de mudança de temperatura, é a tosse que afeta as?
crianças. Antes de mais nada é preciso dizer que a tosse não é uma doença e sim um sintoma.

Isso mesmo. A tosse é um sintoma que pode acontecer em várias doenças, desde as mais comuns como um resfriado até as doenças pulmonares crônicas, como a asma.?

No inverno, devido à maior circulação de vírus e ao fato de as crianças frequentarem creches ou escolas e ficarem em ambientes fechados e com pouca ventilação, a tosse começa a aparecer. Nos primeiros anos de vida, as infecções respiratórias virais como os resfriados são a causa mais comum, sendo normal a ocorrência de vários episódios virais nessa fase. A boa notícia para os pais é que essa frequência vai diminuindo com o passar dos anos.

Os resfriados na maioria das vezes são auto limitados e não precisam de medicações além de hidratação, repouso e higiene nasal para a sua resolução. Porém, algumas vezes ?associadas ao resfriado, podem ocorrer complicações ?bacterianas como infecção de ouvido e sinusites, necessitando de tratamento mais específico (antibióticos).

Um medo que sempre assola os pais é que se a tosse não for tratada vai evoluir para uma pneumonia. Isso é um mito! No entanto crianças com tosse, febre persistente, mal estar, dificuldade para respirar e gemência ?podem estar com pneumonia.

Tosses prolongadas podem ser decorrentes de outras causas. As doenças respiratórias alérgicas são causas comuns de tosse crônica em crianças, dentre elas a asma e a rinite alérgica. Na asma, além da tosse são comuns outros sintomas, como chiado no peito, dificuldade para respirar, às vezes com sintomas ocorrendo durante as atividades físicas. Já na rinite a tosse é acompanhada de sintomas nasais.

Outras doenças que cursam com tosse são a gripe (causado pelo vírus Influenza), bronquiolite, refluxo gastroesofágico, coqueluche, corpo estranho, além de várias outras causas não tão comuns.

Como vimos, a tosse pode ser causada por diferentes doenças e para cada uma delas há um tratamento específico. Portanto, papais, antes de medicar seus filhos com os inúmeros “xaropes para tosse” que costumamos ter em casa, é melhor consultar com seu pediatra ou pneumologista pediátrico para evitar o uso desnecessário ou errado dessas medicações.